CACHORRO COM A BARRIGA INCHADA

De acordo com Eduardo Pacheco, veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Santa Inês (SP), o inchaço abdominal pode estar ligado a várias causas, como verminose, gases, ascite, problemas cardíacos ou hepáticos, gestação, prisão de ventre, infecção uterina, tumores abdominais, diminuição de proteína no sangue e doenças urinárias. "Como o sintoma pode ocorrer em diferentes quadros, são necessários exames de imagem como ultrassom e tomografia para que o diagnóstico seja feito". 

Por ser um sintoma recorrente em diversas doenças, o cão que apresentá-lo deve ser levado ao veterinário assim que possível. "O tratamento é realizado conforme o distúrbio identificado. 
Verminoses ou gases, por exemplo, são tratados facilmente com vermífugos e antigases", afirma Pacheco. Em casos mais graves, como tumores e infecções uterinas, o veterinário diz que pode haver indicação cirúrgica, enquanto o inchaço decorrente de problemas cardíacos demanda um tratamento ainda mais complexo.



  • Peludos que sofrem de prisão de ventre e têm o movimento do intestino alterado precisam de dietas específicas para não apresentar o inchaço causado pela retenção de fezes.
  • Algumas raças, como Dobermann, São Bernardo, Cocker Spaniel e Schnauzer, são mais propensas a desenvolver problemas cardíacos e ascite (a famosa barriga-d'água), especialmente a partir dos 7 anos de idade.
  • Em filhotes e animais jovens, uma das principais causas do inchaço abdominal é a verminose, que atinge mais essa faixa etária.
  • Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar barriga inchada e aumentar a qualidade de vida do pet. Check-ups cardíacos periódicos a partir do sexto ou sétimo ano de vida são muito importantes, assim como vermifugações em todas as idades. A castração enquanto filhote também pode prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças causadoras do inchaço. Ver doença piometra.




Fonte: Revista Meu Pet
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...